segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para o Luís, do meu filho João Miguel

FICA EM PAZ AMIGO...

O mundo obriga-nos a crescer e transforma-nos, assim como tu nos obrigaste a crescer e mudar. Ninguém disse que a vida era justa. É dizer pouco... Ela não é justa! É assim que vemos, todos os dias, o que nos rodeia, mas nem sempre queremos acreditar.

Não esquecerei o teu exemplo como pessoa e amigo e a tua vontade de que TODOS pudessem viver melhor eu partilho e sempre partilharei. Por vezes vemos de que forma somos peões nesta vida na qual muito pouco está ao alcance de cada um. E a tristeza que comove quem te conheceu, só pode dizer a pessoa boa, corajosa, amiga, brincalhona, forte e também revolucionária que foste.

Se hoje é um dia que a todos dói é porque nunca te esqueceremos... Ao mesmo tempo que soube da noticia, a Gui (já tua amiga no Facebook!) estava na maternidade a ver nascer a primeira neta de um grande amigo dos pais dela. É fácil dizer que uns partem para outros aparecerem com novos olhares e ideias.... O difícil é dizer aos novos que aparecem que a vida é injusta... A educação que tive e que tu também tiveste ensinou-nos a lutarmos e a esforçarmo-nos por um cantinho melhor. É assim que esta criança, espero também o fará. O meu desejo é quando ela tiver uma noção do NOSSO mundo este já seja um sítio pelo qual nos orgulharemos tal como o nosso orgulho por ti.

Estamos confusos também porque a notícia veio inesperada... Já sem a luz do farol que eras para mim e, digo-te, para muitos que te viram crescer. Sinto-me perdido... Amanhã será tempo para ver o mundo com outros olhos. Sabendo eu que não basta ser boa pessoa. É preciso deixar o mundo melhor. Sei que tu o conseguiste e em todos colocaste a vontade para o conseguir também!

Fica em paz amigo...

3 comentários:

  1. João Miguel,
    Não podias ter mais razão. A vida é muitas vezes injusta, muitas vezes abrupta, demasiadas vezes interrompida, é como se fosse mesmo preciso acontecer o inesperado para nos fazer parar e reflectir sobre o nosso presente e o nosso futuro - felizmente, de seguro temos o passado, que já vivido, vai sendo revivido ao sabor da nossa vontade e da nossa memória... esse ao menos ninguém nos tira - o que queremos ser, o que estamos dispostos a fazer para mudarmos aquilo de que não gostamos e nos incomoda. São estes terríveis acontecimentos que nos fazem relativizar tudo aquilo que não tem mesmo nenhuma importância e que às vezes parece dar cabo de nós (aquelas ninharias do dia-a-dia), e valorizar o que realmente tem valor: os nossos amores e amizades, as pessoas que nos rodeiam e nos fazem sentir bem. Apesar da tristeza desta enorme perda, e como tão bem o disseste, fica o amigo e tudo o que aprendeste com ele e tudo o que ele significa para ti e para todos os que o conheceram. PAra mim fica a memória de um principezinho loiro, de caracóis livres e olhos de mar que era meiguinho e curioso, sempre em busca do próximo planeta. CM

    ResponderEliminar
  2. Um pai, um avô, ou tio, ou amigo, tão simplesmente, não vai dizer a uma criança que o mundo é injusto...Porque, exactamente, acredita que não contribuiu em nada para isso e aposta, com todas as suas forças, que um amanhã muito melhor está já próximo!

    Não tenha dúvidas, amigo, há saudades que doem muito!
    O meu abraço sentido e afectuoso.

    ResponderEliminar
  3. Referi-me a uma criança... (Por lapso)
    Claro que o mesmo direi para um jovem.
    Abraços

    ResponderEliminar