sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Paz para Obama!

Textos que acabo de publicar no facebook.
1
Acabo de ouvir a curta e significativa intervenção que Obama fez a propósito do prémio Nobel da Paz. Para quem tinha dúvidas, basta reflectir sobre este curto e importantíssimo discurso. É impressionante ouvir falar no "meu período de vida"..., dito por quem tem a vida em risco. Que o mundo bom proteja Obama!
2
Quando Guantanamo for encerrada e a invasão do Iraque terminar, ainda faltará resolver a embrulhada do Paquistão/Afeganistão... Entretanto o complexo industrial/militar/político quer mais guerras: Irão e o que mais "estiver a dar"... Obama, que tem, permanentemente, a vida em risco, neste país onde é tão fácil matar, merece o Nobel... que mais poderá fazer o mundo para o apoiar?...
3
As pessoas que poem em causa esta decisão e acham que é cedo porque Obama nada fez ainda não perceberam a importância de ter eleito Obama para Presidente dos EUA. Orgulho-me de ter participado na campanha, de ter andado na rua a inscrever cidadãos, que nunca tinham votado, nos cadernos eleitorais. A paz faz-se de muitas pequenas/grandes acções.

1 comentário:

  1. Há, de facto, diferenças assinaláveis que, só por si, justificavam, em grande medida, o Nobel.
    Com a eleição de BO sentimos que os States entraram numa nova fase: menos belicista (é preciso que, para termos paz, por vezes é necessário fazer a guerra...).

    Mas, como alguém disse, Obama, com o Prémio, tornou-nos credor de muito mais do que já nos proporcionou...

    jlf

    ResponderEliminar