segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PROCURAR AS RAÍZES -1

Hoje fui assistir a uma aula de História dos EUA à Universidade de South Florida. O professor (Gary Henkel) é um amigo que fui conhecendo e aprendendo a apreciar e estimar enquanto fazemos umas partidas de golfe. Fui à procura das raízes deste melting pot, deste império, desta mistura de gentes vindas dos quatro cantos do mundo. Senti-me confortável e feliz - a felicidade é sentir isso em breves momentos que não se esquecem - a respirar naquela sala ampla e bem montada onde parecia nada faltar: computadores, sistemas de vídeo e som, espaço, luz, jovens de ambos os sexos, palavras...
O tema central da lição de hoje foi a luta entre "federalistas" e "anti-federalistas", nos primórdios deste país, em torno da Constituição, das liberdades, da forma de governação...
No final só tive que agradecer a oportunidade que me tinha sido concedida.
...
Levei dois livros debaixo do braço. Um, oferecido pela minha filha Rita, no Natal de 2008, chamado A História da PIDE, da autoria de Irene Flunser Pimentel, publicado pelo Círculo de Leitores. Outro, comprado numa das minhas últimas idas a Portugal, do historiador C. R. Boxer, intitulado O Império Marítimo Português (1415-1825), da Edições 70.
...
O segundo, que aconselho vivamente, tem sido matéria de conversa entre mim e Gary e será alvo de futuras mensagens (que tenciono escrever neste blog) subordinadas ao tema que hoje inicio... Procurar as Raízes...
O primeiro foi como levar comigo um pouco da História contemporânea do nosso país, parte dela vivida por mim e pelas gerações que lutaram contra o fascismo português.
No fim da aula tivemos ainda uns curtos minutos para trocar umas impressões antes da despedida. Ficou o convite "Vem sempre que queiras" que vou aproveitar!

Sem comentários:

Enviar um comentário